Você sabe qual é a importância de um bom zelador para o seu condomínio? Suas responsabilidades e atribuições? Nesse artigo vamos tirar todas as suas dúvidas.

O que é um Zelador?

Zelador é o funcionário responsável por manter a conservação do condomínio residencial ou empresarial, é ele que tem contato direto com a administração do condomínio. Assim o zelador é o intermediário entre o síndico, moradores e funcionários.

Diferença entre Zelador e Porteiro

O porteiro executa serviços de portaria, controla a saída de pessoas, recebe e distribui correspondências e cumpre as ordens do Zelador. Bem diferente do Zelador que iremos especificar abaixo.

Funções do Zelador

Cabe a ele a função de fazer valer as normas internas do condomínio, acompanhar o desempenho dos demais membros da equipe, promover a limpeza, higiene e conservação do condomínio, assegurando a ordem, a segurança e o bem-estar dos ocupantes do prédio.
Abaixo algumas de suas atribuições:

  • Organizar e fazer cumprir a escala de serviço
  • Inspecionar corredores, pátios, áreas e instalações do prédio
  • Executar ou providenciar serviços de manutenção geral
  • Comunicar imediatamente ao síndico ou seu substituto, qualquer incidente, anormalidade ou acidente ocorrido no condomínio
  • Acompanhar e controlar o perfeito funcionamento dos elevadores, bombas d`água, e demais instalações
  • Encarregar-se da recepção, conferência, controle e distribuição de material de consumo e de limpeza
  • Atender emergências, mesmo fora do seu horário normal de serviço
  • Distribuir e observar se o Regimento Interno do Edifício está sendo cumprido pelos moradores
  • Orientar, supervisionar e distribuir as tarefas dos seus subordinados, exigindo-lhes higiene, disciplina, boa apresentação, pontualidade e assiduidade

Assim, é de extrema importância que o Zelador do seu edifício esteja preparado e bem treinado para qualquer eventualidade, porque é um cargo de alta responsabilidade.

Um zelador mal treinado pode atrapalhar toda gestão do seu condomínio, gerando intrigas e prejuízos e até sobrecarregar outros funcionários.

É muito comum zeladores se passarem por corretores cometendo um crime imoral e antiético. Fazendo o intermédio de compra e venda de locações dos edifícios dos quais trabalha, representando um risco aos moradores e síndicos. Assim o zelador pode pagar uma multa ou ser penalizado com uma prisão simples de 15 dias ou até 3 meses.

Geralmente os zeladores dizem que fazem por um preço mais barato do que o corretor faria, porque não cobrariam a comissão e as pessoas acabam aceitando. É de extrema importância que o seu condomínio possua zeladores de confiança, evitando este tipo de problema.

Precisamos estar atentos a algumas características antes de contratar um zelador, abaixo citamos algumas que devem ser valorizadas em sua contratação:

Liderança

Um bom zelador é um líder nato, ele precisa saber se posicionar e conquistar o respeito das pessoas para que elas façam o que ele pede.

Capacitação

Deve possuir ensino médio completo e boa capacidade de comunicação escrita e verbal, além de conhecimentos de mecânica, elétrica e experiência com manutenção, além de noções sobre segurança e limpeza.

Ética e discrição

Saber manter discrição com a relação à vida particular dos condôminos, tendo um comportamento ético perante a propriedade alheia.

Nós da Supply Terceirização somos referência na terceirização de funcionários de zeladoria, pois treinamos nossos funcionários para desenvolverem estas qualidades e para que façam seu trabalho com muita responsabilidade e ética.

Precisando de um zelador, conte com a Supply! Para saber mais detalhes sobre nosso serviço terceirizado de zeladoria, clique aqui.