A água sanitária no Combate ao Covid-19 é um excelente meio de evitar a contaminação do Coronavírus, visto que esse produto destrói a camada de gordura do vírus. Neste artigo abordaremos um método seguro de diluição da água sanitária para você utilizar para desinfectar pisos e superfícies de ambientes de maneira correta no combate ao Covid-19

Dessa forma, é muito importante saber utilizar de maneira correta este produto para que a desinfecção seja efetiva, então acompanhe o artigo porque juntos podemos combater o vírus!

Benefícios da água sanitária para a desinfecção de ambientes e superfícies

Antes de mais nada, vamos ressaltar que os especialistas em desinfecções asseguram que a diluição da água sanitária é capaz de eliminar e evitar a propagação do novo coronavírus, juntamente com práticas de higiene pessoal, como o uso de máscaras e álcool em gel.

Dessa maneira, a água sanitária diluída pode ser utilizada para desinfecção de pisos e superfícies como:

  • Áreas comuns do condomínio
  • Hall de Entrada
  • Portaria
  • Elevadores
  • Salas de reuniões
  • Escritórios
  • Ambientes administrativos e outros ambientes da empresa ou condomínio
  • Portões, grades e maçanetas

Recomendações antes de utilizar a água sanitária

Primeiramente, deve ficar claro que para gerar o ácido hipocloroso (HClO) que combate o coronavírus, a água sanitária deve ser diluída em água potável, portanto, antes de utilizá-la é recomendável seguir estas orientações para garantir a sua segurança:

  • Certifique-se que o recipiente de água sanitária deve estar identificado: “Água Sanitária Diluída” na embalagem.
  • A água sanitária deve ter concentração de princípio de cloro ativo entre 2% e 2,5%.
  • Consulte sempre a FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS) do produto.
  • A solução não deve ser misturada com outros produtos, pois o hipoclorito de sódio reage violentamente com muitas substâncias químicas e liberando gases tóxicos.
  • A aplicação de hipoclorito de sódio puro sobre superfícies metálicas, pode levar à oxidação.
  • A água sanitária pode perder seu potencial de desinfecção se for exposta a luz.
  • Recomenda-se a utilização imediata, após a diluição.
  • Para ser efetivo ao combate do novo Coronavírus a diluição deve ter contato com a superfície de 5 a 10 minutos, após a aplicação.

Obs.: No caso de dúvidas sempre consulte as recomendações do fabricante, assim vai evitar qualquer problema de segurança e saúde.

Vejamos como preparar uma solução de água sanitária com a concentração correta

Diluição de Água Sanitária para uso em superfícies e pisos:

Primeiramente, pegue uma garrafa de plástico de 1 litro (de preferência uma que não seja transparente), e acrescente duas colheres e meia de sopa de água sanitária, segundo a recomendação da Anvisa divulgada na atualização da NT 47.

Se você quer conhecer na íntegra a nota é só clicar aqui: Nota Técnica 47

Cuidados nos procedimentos de desinfecção com produtos químicos

Devem ser tomadas medidas para a proteção da saúde dos trabalhadores envolvidos nos procedimentos de desinfecção, como o treinamento dos trabalhadores sobre os riscos relacionados aos produtos químicos utilizados, bem como para a população em geral, com a emissão de alertas de como devem se proteger durante os procedimentos de desinfecção externa, em especial se afastando do local, enquanto durar o procedimento.

Caso o produto tenha contato com os olhos, deve-se lavar imediatamente em água corrente e procurar atendimento médico. Em casos mais graves acionar o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), caso no local de trabalho tenha ambulatório procurar o mais breve possível o atendimento.

Equipamento de proteção individual (EPI) na desinfecção de ambientes

  • Durante todo o procedimento de desinfecção deve ser utilizado EPI´s, como luvas, máscaras, óculos de proteção, aventais (para evitar risco de respingos), que sejam compatíveis com o produto desinfetante.
  • Após o uso, os EPI´s devem ser removidos com cuidado para evitar a contaminação do usuário e da área circundante.
  • A equipe deve relatar imediatamente qualquer violação no EPI, como fissuras, rasgos, furos e etc, para que seja feita a troca e substituição do EPI e evitar qualquer exposição potencial.

Agora que você já sabe que temos uma aliada: Água Sanitária no combate ao Covid-19, assim você já pode tomar todos os cuidados para utilizá-la de maneira consciente e correta.

Supply Terceirização se preocupa com o seu bem-estar! Juntos podemos combater a Covid-19!

Por fim, acesse nosso site para saber mais sobre os nossos serviços, e entre no nosso blog para ficar sabendo das últimas notícias e novidades.

A equipe de terceirização de limpeza da Supply, tem se utilizado de diversos métodos de higiene e desinfecção em empresas e condomínios, como o uso da Água Sanitária e produtos profissionais no Combate ao Covid-19.

Contribuição de Gelson de Jesus Melo – Técnico de Segurança do Trabalho da Supply Terceirização

Supply Terceirização

Telefone: (11) 2106-5566 | comercial@supplyterceirizacao.com.br
R. Domingos Tôrres, 173 – Casa Verde Média, São Paulo – SP, 02521-100