Saiba como organizar campanhas de doação em condomínios na prática.

Com as festas de fim de ano chegando, aproveite para agradecer, celebrar e ajudar o próximo com ajuda de todos os condôminos.

Para isso, organize campanhas solidárias em condomínios de maneira que todos participem e se engajem com a causa de maneira organizada. Quer saber como? Então continue acompanhando este artigo.

E siga as nossas dicas e os passos a seguir, que temos certeza que tudo ficará mais simples e todos irão querer participar:

1. Organizar um grupo de moradores responsáveis pelas doações

Primeiramente, é necessário que o síndico observe os interessados e nomeie os responsáveis pela organização das campanhas solidárias.

Assim, estas pessoas deverão ficar encarregadas de escolher a entidade a ser beneficiada e organizar toda a campanha, desde a sua comunicação até a arrecadação dos materiais doados.

2. Escolher a instituição certa

Escolher a organização ou instituição beneficente ideal que esteja alinhada aos valores do condomínio é essencial para que a campanha seja um sucesso, pois os moradores se sentirão ainda mais engajados com a causa e, consequentemente, participarão mais das doações.

Para isso, levante uma lista de instituições que o condomínio cogita em apoiar e analise de maneira criteriosa uma a uma. Visite o site, redes sociais e marque uma visita para conhecer a instituição averiguando se esta trabalha de maneira ética.

Onde consultar as organizações?

Temos que ter em mente que muitas vezes quem precisa de ajuda pode estar mais próximo do que imaginamos. Por isso, comece pesquisando instituições próximas do seu condomínio para posteriormente, levantar informações de instituições de outras localidades.

Caso você ainda tenha dúvidas de como funciona uma organização do terceiro setor, assista o vídeo abaixo do canal Manual do Brasil:

Existem diversos sites na internet que agrupam as principais ONGs e instituições, por localidade e tipo de causa para consulta, como:

3. Cronograma de doações

Escolhida a instituição, agora é hora de criar um cronograma para estabelecer o prazo inicial e final da campanha.

Além disso, é interessante também incluir metas e objetivos a serem atingidos para envolver ainda mais os participantes. Por exemplo: seria interessante criar uma “competição” de torres do condomínio, informando qual torre está tendo o maior número de doações no decorrer da campanha solidária.

4. Comunicação – Como informar os condôminos sobre a campanha solidária?

Para que a campanha seja bem sucedida e arrecade doações em grande volume é necessário que todos estejam sabendo sobre a ação solidária.

Portanto, invista em diversos formatos e canais de comunicação para deixar seus condôminos informados quanto a campanha. Assim, você pode utilizar da comunicação da seguinte maneira:

  • Envio de folhetos.
  • Avisos no mural.
  • Avisos nos elevadores.
  • Envio de e-mails.
  • Envio de artes e informações da campanha por meio do grupo de WhatsApp do condomínio.
  • Entre outros.

Contudo, tome cuidado para não ser chato e invasivo, enviando informações sobre a campanha a cada meia hora.

5. Onde e como disponibilizar os pontos de doação no condomínio?

É muito importante que os pontos de doação sejam estrategicamente colocados de maneira que estes fiquem visíveis para todos.

O que adianta informar o condomínio sobre a campanha se ninguém encontrar os pontos de doação?

Por isso, coloque-os próximos da entrada e saída de ambientes, como na portaria, no hall dos elevadores , nas academias e quadras de preferência em áreas cobertas.

Para chamar ainda mais atenção, coloque uma placa chamativa com frases criativas. Inspire-se no exemplo abaixo:

6. Avaliar os resultados da campanha

O intuito de todas as campanhas de doação em condomínios é ajudar o próximo então se a campanha não arrecadou um volume considerável, alguns pontos podem ser reavaliados.

A comunicação foi eficiente? Atingiu todos os moradores? A causa escolhida foi aderida pela maioria? O que melhorar e disponibilizar nos pontos de doação? Trocar ou manter a instituição?

Esses são alguns tipos de questionamentos que devem ser realizados, independente se a campanha foi ou não um sucesso.

Esperamos que tenhamos tirado suas dúvidas sobre o tema. Agora você já sabe como realizar campanhas de doação em condomínios!

Realize campanhas de doação em seu condomínio, ajudando o próximo com a contribuição de todos!

Por fim, quer saber mais notícias e novidades do universo condominial? Então continue acompanhando nosso blog.

Supply Terceirização
Telefone (11) 2106 5566
Rua Domingos Torres, 173
Casa Verde – CEP 02521-100
São Paulo – SP