Você já sabe como seu condomínio deve lidar com a COVID-19 neste momento de pandemia?

Sabemos que a situação de isolamento social está complicada e muitos moradores não estão respeitando algumas regras.

Porém, nada que uma boa organização e gestão do síndico não resolva. Agora é hora de investir em métodos de higiene, conscientização e inovação.

Acompanhe o artigo para saber como agir neste momento e aplicar todos estas dicas.

Juntos somos mais fortes!

Processo de decisão e aplicação das regras no condomínio em meio a pandemia da COVID-19

Temos ciência que muitos síndicos e condôminos estão um pouco perdidos neste momento, sobre quem deve decidir e tomar todas as providências e medidas necessárias contra a Covid-19. A resposta é simples, cabe a todos!

Primeiramente, é dever do síndico aplicar as regras que estão aprovadas pela Convenção Condominial e pela Assembleia Geral Extraordinária de moradores.

Assim, é aconselhável neste período que estas reuniões sejam divulgadas em grupos de whatsapp e, além disso, devem ser realizadas virtualmente em plataformas de videoconferência para que não haja qualquer tipo de risco de contágio.

Por fim, cabe ao condômino aplicar e cumprir todas estas medidas impostas. Contudo, em caso de violação, este poderá estar sujeito a advertência e multa.

O que não pode ser proibido?

Mesmo com várias regras sendo impostas e divulgadas é muito importante estabelecer limites, pois nem tudo pode ser proibido.

Desse modo, citamos algumas medidas que não podem ser proibidas:

  • Não é permitido restringir a entrada e saída de visitantes, apenas limitar o número de pessoas.
  • O elevador não pode ser paralisado.
  • Em caso de suspeita ou confirmação de algum condômino com a Covid-19 não é do direito do síndico ou de qualquer morador expulsá-lo do condomínio, apenas conscientizá-lo a ficar em casa.
  • Profissionais da área da saúde não podem ser proibidos de transitar por elevadores e áreas comuns.

Quais medidas podem ser aplicadas?

Assim sendo, agora que você já sabe o que não pode ser proibido, citamos abaixo algumas medidas que já estão sendo vigoradas e aprovadas em muitos condomínios. Acompanhe!

  • Obras não emergências devem ser proibidas e prorrogadas para que não haja aglomeração.
  • Restrição e fechamento de áreas de lazer e de convívio: piscinas, quadras, academias, saunas, salão de festas, etc.
  • Restringir a entrada de prestadores de serviço em áreas privativas e comuns.

Contudo, não adianta nada implementar todas estas restrições sem que sejam tomadas medidas de higiene em conjunto, por todo o condomínio. Dessa forma, é muito importante que haja conscientização e cooperação de todos.

Medidas de Higiene e criatividade dos Condomínios no combate à Covid-19

Agora é um ótimo momento para os síndicos inovarem, oferecerem métodos criativos de higienização para o condomínio e surpreender os moradores.

Como exemplo, podemos citar a ideia genial e simples que uma síndica de um condomínio de São Paulo aplicou.

Ela disponibilizou palitos de dente que foram inseridos em uma espuma e grudados na parede, assim para chamar o elevador os moradores utilizam os palitos para apertar o botão e, em seguida, os descartam em um cesto de lixo que também foi disponibilizado.

Outra ideia criativa, seria implementar a distribuição de folhetos, panfletos e cartazes por todo o condomínio. Alguns deles poderiam ser informativos sobre o vírus para conscientizar os moradores, e para distraí-los por que não distribuir revistas com jogos, curiosidades e caça-palavras?

Muitas ideias são válidas, basta saber se são convenientes para o momento, igualmente não podem fugir das medidas básicas de higiene abaixo:

  • Disponibilizar luvas, máscaras e álcool em gel para funcionários do condomínio e para moradores
  • Mantenha ambientes limpos e ventilados
  • Descarte do lixo domiciliar de forma que cumpra com a nova regra imposta pela prefeitura. Saiba mais aqui!
  • Priorize a limpeza de portas, maçanetas, corrimões, botões de elevadores e objetos de uso cotidiano.
  • Oriente todos os moradores a ficarem em seus apartamentos e que apenas saiam em caso de extrema necessidade
  • Alerte os condôminos para lavarem as mãos constantemente com água e sabão.

Saiba como se proteger apenas lavando as mãos corretamente!

Separamos um vídeo do canal do Ministério da Saúde, ensinando a maneira correta de lavar as mãos para evitar qualquer forma de contágio pela Covid-19.

Material Importante para divulgar: Saiba os Sintomas da Covid-19

O papel do síndico é manter o mural de avisos com informações relevantes, principalmente, nesse momento. Aqui temos uma ilustração que pode orientar sobre os sintomas da Covid-19 e que pode ser usado nos murais.

Agora que você já sabe como seu condomínio deve lidar com a Covid-19, aplique estas medidas e temos certeza que seu condomínio ficará protegido!

Supply Terceirização se preocupa com o bem-estar dos condôminos! Dessa maneira, queremos sempre oferecer as melhores informações e serviços para que haja uma convivência harmônica, por parte de todos os nossos clientes e moradores.

Acesse nosso site para saber mais sobre os nossos serviços, e entre no nosso blog para ficar sabendo das últimas notícias e novidades.

Supply Terceirização –
R. Domingos Tôrres, 173 – Casa Verde Média, São Paulo – SP, 02521-100