A importância de Facilities no Brasil está ligada diretamente a economia. Nesse sentido, antes de entender melhor como a sua empresa ou condomínio podem se beneficiar da terceirização, vamos lembrar um pouco o conceito.

Primeiramente, vamos entender o termo facilites, que em português significa “facilidade’ e o termo surgiu nos EUA na década de 60, ganhando força no Brasil por volta dos anos 2000.

E o conceito é justamente esse, ser o apoio e suporte de atividades que não sejam o coração da empresa, ou seja, o gerenciamento de facilities de áreas administrativas e operacionais, ou melhor, assim surgiu o termo, mas hoje a atuação dessa gestão é muito mais complexa do que imaginamos.

E olha que interessante, esse termo vem do latim “facilitas” e é usado desde o século XVI para explicar que algo irá facilitar alguma atividade. Claramente esse sentido ainda é o real objetivo, de facilities.

Aqui no Brasil, a Associação Brasileira de Facilities traduz como “gestão de facilidades”, embora exista a tradução é muito mais comum ver o termo em inglês – facilities.

Principalmente para vagas de emprego, o termo facilites management é amplamente conhecido e as grandes empresas já contam com departamentos robustos com esses profissonais.

Que tal começar a entender Facilities no Mundo?

Primeiramente, vale mencionar que o segmento de facilites cresce no mundo inteiro, já alguns anos e a tendência é de pleno crescimento, não tem volta. O futuro é bastante promissor.

De acordo com o resultado do estudo Global do Mercado de Facility, realizado pela ABRAFAC, em parceria com a GlobalFM e conduzida pela Frost & Sullivan, em mais de 40 países.

O crescimento, comparado com o estudo anterior, foi de 7,4% e representa 1,7% da força de trabalho terceirizada no mundo. Sendo assim, isso nos mostra que a terceirização de mão de obra é uma tendência mundial.

E na América do Sul?

Brasil e Mexico são os países da América do Sul com maior crescimento em facilities, trazendo Argentina e Colombia em segundo lugares. Portanto, se você está lendo este artigo e está em um desses paises, aproveite a oportunidade e terceirize!

Principalmente no Brasil com a Lei Nº 13.429/2017 da Terceirização também reforça a importância desse modelo de força de trabalho em nosso país, trazendo mais clareza para os contratos de trabalho e ampliando as áreas que podem se beneficiar do facilities, como as atividades-fim e não somente as atividades-meio.

E as empresas de Gestão de Facilities?

No Brasil cresce o número de empresas de Gestão de Facilities e portanto é cada vez maior a necessidade de se levantar o histórico dessas empresas.

Como em qualquer segmento que está em pleno crescimento, existem empresas que se aproveitam desse momento para oferecer mão de obra especializada, mas que acabam por ser uma grande dor de cabeça no futuro.

Saber quais documento exigir no momento da contratação é fundamental para garantir a segurança e evitar problemas jurídicos e financeiros.

Você sabe qual é a Documentação Essencial?

Em suma, saiba quais documentos exigir para uma empresa de Gestão de Facilities

  • PCMSO – Controle Médico de Saúde Ocupacional
  • Referências – de outros clientes e bancárias
  • Recolhimento dos Tributos para cada Funcionário contratado – Comprovante Mensal
  • Guia do INSS para comprovar o pagamento – Comprovante Mensal
  • Holerites de pagamento dos funcionários – Comprovante Mensal
  • Idoneidade do sindicado ou associação afiliada
  • Certidões Negativas de Débitos – Federal, Municipal e Estadual.
  • Certidões Negativas dos sócios e proprietários – cíveis, criminais e trabalhistas.
  • Contrato Social Atualizado

Hoje em dia, constatamos, cada vez mais casos de empresas trabalhando de forma diferente do que é estabelecido na lei trabalhista e nesse sentido, trazendo uma imagem negativa para o setor.

E os problemas podem ser grandes, principalmente, o financeiro.

Os Benefícios do Facilities são Inúmeros, Confira:

Quando você terceiriza a mão de obra especializada em alguns setores estratégicos dentro da empresa ou do condomínio, você está usando recursos de facilities, ou seja, aprimorando a operação, reduzindo custos e entregando muito mais qualidade e valor nos serviços.

Sendo assim, toda empresa ganha com o setor a terceirização, claro, se bem utilizado e nos departamentos que são estratégicos.

Atualmente, o facilities é muito bem usado para as áreas administrativas e operacionais, como limpeza e conservação, segurança e portaria.

Porém, ainda há muitas outras áreas onde a terceirização pode ajudar e melhorar a produtividade e reduzir custos, como setores logísticos, por exemplo.

Podemos ainda citar as grandes indústrias, onde a mão de obra especializada para tarefas específicas é necessária para o bom funcionamento de toda a operação, mas a contratação desses colaboradores implica em encargos trabalhistas e a gestão dos colaboradores, como faltas e ausências.

Sendo que com a terceirização é facilmente resolvido, mantendo assim a operação funcionando, sem paradas e custos adicionais.

Terceirizar a mão de obra de diversas áreas significa reduzir custos, bom, só por esse motivo a economia já agradece, não é mesmo?

Além disso, com a terceirização é possível ter controle total das faltas, férias e problemas de saúde do colaborador. Visto que, a empresa que fará a gestão será a responsável por esse controle e reposição imediata do colaborador.

Agora que você entendeu a importância de Facilities, vamos pensar nessa estratégia para a sua empresa ou condomínio?

Converse com um dos nossos consultores e entenda a redução de custos e o controle total dos colaboradores.

Supply Terceirização
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